Perguntas frequentes

Qual a metodologia de ensino utilizada na Feevale Digital?

A metodologia EaD adotada pela Feevale é e-learning, ou seja, via internet, através do ambiente virtual de aprendizagem - Blackboard Learn e é a partir dele que estudantes acessam os materiais dos cursos e disciplinas elaborados pelos professores da Instituição. O processo de construção de conhecimento ocorre por meio de diversos recursos e ferramentas, tais como: vídeos, webconferências, gráficos, infográficos, apresentações narradas, atividades, textos, fóruns de discussões, entre outros.  Além de poder estudar a qualquer hora e lugar que escolher, você tem acesso a toda a estrutura da Instituição, como laboratórios e bibliotecas, podendo participar de palestras, seminários e atividades oferecidas aos demais estudantes.

Como ingressar nos cursos digitais da Feevale?

Para ingressar nos cursos da Feevale Digital você precisa se inscrever no Vestibular Agendado, que ocorre semanalmente. As formas de seleção disponíveis são:
a) redação Feevale; b) redação ENEM; c) redação ENEM + prova objetiva ENEM. Se o candidato optar pela redação Feevale, a prova é realizada no polo em que o candidato escolheu no momento da inscrição e tem duração máxima de uma hora. Também é possível ingressar através do ingresso extravestibular pelos pedidos de Portador de Diploma, Transferência, Reingresso e Reingresso com troca de curso. Saiba mais no link.
Obs.: o ENEM deve ter sido realizado nos últimos 3 anos.

Os cursos são totalmente online ou preciso ir ao polo?

Os cursos ocorrem de forma online, sendo necessário ir ao polo apenas para realizar as avaliações presenciais. Cada componente possui duas avaliações a distância e uma presencial e são agendadas antecipadamente pelo aluno, dentro do período previamente definido para as avaliações. Portanto, ao menos uma vez por trimestre o aluno deverá comparecer ao polo para a realização da avaliação presencial.

Os cursos da Feevale Digital são autorizados pelo Ministério da Educação?

A Universidade Feevale possui autonomia perante o Ministério da Educação para oferta de cursos de graduação. Desta forma, os cursos da Feevale Digital não precisam de autorização prévia do Ministério da Educação para serem ofertados, conforme determina a legislação vigente.  Após início do curso e atingido entre 50% a 75% da oferta de sua carga horária, os cursos passam pelo processo de Reconhecimento de Curso, conforme prazos e normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Diante disto, os cursos da Feevale Digital estão de acordo com a legislação em vigor.

Onde e como ocorrem as formaturas dos cursos digitais?

A colação de grau é a última etapa para conclusão do curso e é obrigatória, seja na modalidade solene ou gabinete, e são realizadas no Câmpus II da Universidade. Lembramos que a Feevale não distingue a modalidade do curso entre os formandos, ou seja, uma mesma cerimônia de colação de grau poderá contemplar alunos dos cursos digitais e presenciais.
- Solene: ocorre no Teatro Feevale; formandos vestem toga; turma elege paraninfo, homenageados, juramentista e orador; e existe contratação de produtora com divisão de custos entre os formandos.
- Gabinete: ocorre no Salão de Atos; formandos não vestem toga; não há paraninfo, homenageados e orador; e não há contratação de produtora.
Sendo um ato oficial da Instituição, a cerimônia de colação de grau é pública e coletiva, com dia e hora previamente determinados.
Saiba mais sobre a colação de grau aqui.

O material para estudo estará no ambiente ou receberei apostila?

O material didático é todo disponibilizado no ambiente virtual Blackboard, local onde o aluno tem acesso também às webconferências, notas e avisos. O material é elaborado por professores da Instituição,  que atuam tanto nos cursos presenciais como nos cursos digitais.

Como funcionam as avaliações nos cursos digitais?

Em cada componente curricular (disciplina) o acadêmico terá duas atividades avaliativas a distância, sendo uma objetiva e outra discursiva, cada uma representando 20% da nota final. A avaliação presencial é realizada no polo que o aluno está matriculado, mediante agendamento, e o tutor acompanhará a realização da mesma. A prova estará disponível no Blackboard no período estabelecido e só é possível acessá-la no polo. Esta avaliação representa 60% da nota final e é individual, sem consulta e com questões objetivas e discursivas (sobre todo o conteúdo estudado ao longo do trimestre).

Posso ter aproveitamento de disciplinas que estudei em um curso presencial ou em outra instituição?

Se você possui disciplinas cursadas em outro curso ou que tenha cursado em outra instituição e que sejam de nível superior, você pode realizar a solicitação de Estudo de Currículo para análise do que pode ser aproveitado no seu curso atual. Se as disciplinas cursadas forem de outra instituição, você deve entregar no momento da solicitação o histórico escolar e os conteúdos programáticos da outra instituição. Se as disciplinas forem de cursos da Feevale, não é necessário realizar nenhuma entrega. A solicitação de Estudo de Currículo pode ser realizada nos polos ou câmpus mais próximo.

Posso trocar de polo durante meus estudos?

Sim. O pedido de troca de polo pode ser realizado a qualquer momento pelo Espaço Feevale.
Alunos com ProUni não podem realizar a troca de polo no primeiro trimestre.

Posso usar o espaço do polo para estudar e buscar esclarecimentos de dúvidas?

Nos polos, além de poderem utilizar os computadores, a internet para estudos e fazer impressões, os alunos da Feevale podem solicitar e encaminhar os mesmos serviços que são oferecidos no Atendimento Feevale dos câmpus, exceto as questões financeiras. Além de ter o apoio presencial do tutor para sanar dúvidas referente à plataforma digital.  O horário de atendimento nos polos é: de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 21h, e sábados, das 9h às 12h.

Os cursos da Feevale Digital possuem atividades complementares?

Sim. As atividades complementares têm o objetivo de flexibilizar o currículo do curso e propiciar aos acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar. As atividades devem possuir relação direta com os objetivos do curso e serem comprovadas mediante a apresentação de certificados de cunho institucional. O acadêmico deverá comprovar a participação em atividades complementares, as quais compreendem congressos, palestras, eventos científicos, monitorias e iniciação científica, conforme consta na matriz curricular. Cada curso de graduação possui uma carga horária específica, que pode ser consultada na grade curricular disponibilizada no site do curso.

O diploma do curso digital é igual ao do curso presencial?

Sim, os diplomas dos cursos digitais são iguais aos dos cursos presenciais, o que diferencia é a titulação de acordo com o curso escolhido: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Onde eu posso conferir o edital do vestibular?

O edital de inscrição está disponível nesse link.